quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Desenhando letras e escrevendo arte



Hand lettering, ou a arte de desenhar letras, como pode ser definido, é um termo pouco conhecido, mas que designa algo que com certeza vocês já viram em algum lugar do Tumblr ou do Pinterest. São aquelas frases bonitinhas, com floreios e decorações. Entretanto, não se pode confundir lettering e caligrafia, porque ambos são distintos, apesar dos aspectos semelhantes.

Esse trabalho foi algo que sempre me encantou. É incrível como os artistas que o executam são capazes de transformar simples palavras em algo tão belo e delicado. Cada letra é cuidadosamente desenhada, de modo a ganhar formatos dos mais diferenciados. Há fontes de computador que tentam imitar o desenho, mas nada se compara a um trabalho feito à mão, meticulosamente traçado.

Muitas pessoas estão entrando no mercado com esse tipo de arte, porque ela é bastante versátil. Desde objetos de decoração até papelaria, passando por camisetas, copos e canecas, o lettering pode estampar o que você tiver na cabeça.

Outro dia, no Instagram, eu topei com a página do Cricket Lane Studio (@cricketlanestudio_). A Chelsey, que é a artista e dona da página, tem uma loja no Etsy onde ela comercializa convites e posters com o seu trabalho, inspirado em filmes e séries mais girly, mas também com frases motivacionais. Nós conversamos um dia, e foi uma situação um tanto engraçada, porque apenas tinha feito um comentário em português para marcar uma amiga, e ela agradeceu pelo comentário em português! Eu fiquei mega surpresa, continuei a falar sobre como eu também tento me aventurar no hand lettering, e ela foi um amor.


(O trabalho da Chelsey – amo a referência a Mean Girls!)


Mas a Chelsey não é a única que faz do hand lettering seu ganha-pão. Há desde lojinhas no Etsy, como a Posy Paper Co. e o Cricket Lane Studio, até páginas maiores, como a Ashley Brooke Designs, a Jasmine Dowling, a Rifle Paper Co., dentre outros. Cada um com seu trabalho único e incrível.


(A Rifle Paper Co. já é bem renomada e as ilustrações nos produtos são lindíssimas. Eles inclusive desenvolveram uma coleção em parceria com a fotógrafa e blogger Garance Doré)


Aqui no Brasil, a OH!K disponibiliza alguns itens com lettering. Já vi camisetas e almofadas por lá, mas atualmente só tinham os posters no site. E para quem quer vestir essa arte, no site da Vandal é possível encontrar artistas que desenham estampas com lettering. Agora é esperar para que mais sites brasileiros vejam na arte do hand lettering produtos potenciais, para que mais produtos assim sejam disponibilizados. Eu não vejo a hora disso acontecer!

P.S.; Gente, esses dias vou postar pouco. Estou viajando e a internet aqui não é das melhores :( Mas vou aproveitar e pensar em ideias para posts!


Nenhum comentário:

Postar um comentário