quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Magra vs Saudável


Gente, em primeiro lugar, mil desculpas pelo sumiço. Sei que a universidade está de greve, então não tenho justificativa para não postar frequentemente. Posso garantir que não é falta de assunto, porque o NYFW tá aí, e já posso adiantar que amei Lacoste, Zac Posen e Givenchy! Mas eu nem estou acompanhando tanto as passarelas estes últimos dias, só dando uma olhada aqui e acolá no Instagram.

Pois é, né, que bicho me mordeu?

É o seguinte – eu resolvi dar uma mudada no meu estilo de vida. Quando eu estava viajando, acabei comendo um pouquinho além do que o meu corpo é capaz de metabolizar. Eu fiquei me sentindo constantemente culpada por estar comendo mais do que devia, apesar de estar “de folga”. Mesmo tendo saído para caminhar, aquilo não foi o suficiente para compensar tanta besteira que eu havia ingerido. Antes da viagem acabar, eu estava determinada de que, ao voltar para Teresina, iria mudar isso.


Eu nunca fui uma pessoa absurdamente gorda, só que nunca me sentia 100% de bem com a balança. Houve uma época em que eu estava um tanto acima do peso. Em 2013, comecei, então, uma dieta que, posso dizer, não era das mais saudáveis. Ela deixava meus pais preocupados, minhas amigas mais ainda. Todavia, ela chegou em seu resultado: perdi 10 kg. E apesar daquilo que dizem sobre dietas que não são muito saudáveis (a velha história do efeito sanfona), consegui manter meu peso por uns 2 anos.

(À esquerda, em abril de 2013, pesando cerca de 55 kg. À direita, em novembro de 2013, pesando aproximadamente 45 kg)

Só que, aos poucos, fui relaxando na alimentação. Comia uma porcariazinha aqui e ali, dava uma beliscada no pote de biscoitos que fica em cima da mesa. E, obviamente, ganhei peso. Esses ganhos, entretanto, não me pareceram muito ameaçadores, por isso continuei a comer mais um pouquinho, e mais um pouquinho... Subi na balança e pah! 50 kg.

“E você acha que 50 kg é gorda?” Não, mas é um indício de que estou ficando gorda, dada a minha falta de altura. Eu, acostumada a oscilar entre 45 e 47 kg, caí para trás quando vi esse número. Assim que atingi meu objetivo com a dieta maluca ali em cima, disse para mim mesma que não me permitiria voltar para um peso acima de 50 kg. Foi isso que ligou um farol de alerta na minha cabeça.

Mas eu não queria algo que me fornecesse um resultado temporário, ou algo em que eu precisaria passar fome para conseguir alcançar minhas metas. Eu quero ter energia para exercitar as tarefas do meu cotidiano. Quero ser uma pessoa mais saudável, mais feliz e, de quebra, mais magra! Por isso, resolvi mudar não só a alimentação, mas meu estilo de vida como um todo.


Eu comecei a comer mais frutas, que era algo que eu não fazia com muita frequência. Evito ao máximo ingerir alimentos com glúten e lactose (essa é uma etapa temporária, sei que as proteínas e vitaminas presente no leite e em seus derivados são importantes). Tento beber mais água. Passei a fazer exercícios, seja caminhando de manhã com meu pai até fazer exercícios com canais no Youtube (enquanto não entro na academia). E fui pesquisando mais em prol de construir um estilo de vida mais saudável, pois sei que isso trará benefícios que duraram minha vida toda (por isso o sumiço).



Isso quer dizer que eu vou virar blogueira fitness? Não, não. Até porque não tenho cacife para tal. Eu eventualmente postarei alguma coisa aqui e ali sobre como vai esse meu estilo de vida, se está funcionando, alguma receitinha interessante... Assim como as outras coisas que posto. Quando comecei a escrever aqui, disse que queria falar das coisas que eu gosto, que fazem parte de mim. E esse novo estilo de vida faz parte de mim agora, então vou postar sobre ele tanto quanto posto sobre outros assuntos. Espero que vocês gostem e acolham essa nova parte de mim (e do blog)!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário